Oi pessoal! Tudo bem?
No post de hoje trarei uma parte introdutória sobre as comunidades que existem no município de São Gabriel da Cachoeira.
- AS COMUNIDADES: QUAIS SÃO SUAS ORIGENS?
Cada comunidade possui sua origem, e falar de todas seria um assunto muito extenso. Mas, em resumo, as histórias de todas se encontram em algum ponto comum, seja em um tempo passado ou mais recente.
As 7 principais regiões de São Gabriel: O Alto Rio Negro, o Rio Apapóris, o Médio Rio Negro I, o Médio Rio Negro II, o Cué-Cué Marabitanas, o Balaio e o Rio Téa.
(Extraído do livro "Governança e Bem Viver Indígena")
- QUANTAS COMUNIDADES EXISTEM?
Existem muitas comunidades nos arredores de São Gabriel da Cachoeira e pelo Brasil.Como exemplo, podemos citar a região do Alto Rio Negro, que conta com 330 comunidades e com, aproximadamente, 27.000 pessoas na zona rural.
O mapa geral das comunidades e sítios da região. De acordo com o livro, em Outubro de 2017, as comunidades declararam que existem 5.059 famílias e 23.671 pessoas residindo nas sete Terras Indígenas que participam do PGTA (Planos de Gestão Territorial e Ambiental).
(Extraído do livro "Governança e Bem Viver Indígena")
- AS COMUNIDADES SÃO ISOLADAS DA CIDADE?
A maior parte, sim. Poucas são dentro da cidade, mas a maior parte é um pouco mais afastada.
A comunidade do Areal: fica dentro da cidade, embora mais afastada do centro.
A comunidade do Yamado: fica em frente à praia e pode ser acessada de voadeira em poucos minutos.
A Ilha Duraka: uma comunidade perto do porto da cidade. É mais isolada.
- QUAL É A DIFERENÇA DE TRIBO, COMUNIDADE E ETNIA?
Tribo: É onde se vive em aldeias / casas / malocas. É uma sociedade humana rudimentarmente organizada. É mais tradicional e comunitária. Por exemplo, nos primórdios da colonização do Brasil, existiam as tribos indígenas. Atualmente, é muito raro de serem encontradas. A maior parte hoje são comunidades.
Comunidade:
Comunidade é um grupo local, de tamanho variável, integrado por pessoas que ocupam um território geograficamente definido e estão irmanados por uma mesma herança cultural e histórica. As comunidades variam quanto ao tamanho e à organização, compreendendo tipos bem diferentes, podendo ser uma aldeia ou uma grande cidade. Entre esses dois extremos observa-se grande número de comunidades intermediárias, onde todas elas apresentam qualidades comuns: o habitat definido e instituições sociais suficientemente desenvolvidas para satisfazer as necessidades da população. (Exemplos de comunidades: Comunidade do Yamado, Comunidade do Areal,...)
Etnia: Etnia significa grupo que é culturalmente homogêneo. Do grego ethnos, povo que tem o mesmo ethos, costume, e tem também a mesma origem, cultura, língua, religião, etc. Vale lembrar: raça e etnia não são sinônimos. Etnia é um grupo definido pela mesma origem, afinidades linguísticas e culturais, enquanto que raça como distinção entre os homens é um conceito socialmente construído de que existiriam diferenças biológicas entre as etnias. (Exemplos de etnias: Baré, Tukano, ...)
(Fonte: https://www.significados.com.br)
(Fonte: https://www.significados.com.br)
- COMO É A ALIMENTAÇÃO E A MORADIA DOS INDÍGENAS NAS COMUNIDADES?
Cada
comunidade tem sua alimentação própria. No geral, elas compartilham de
alimentações parecidas.
Por
exemplo, temos o shibé, que é basicamente farinha (mais grossinha) e
água. Os indígenas consomem muito ele no café da manhã e também no lanche da
tarde.
Existe também o beiju (como se fosse uma tapioca gigante, mas com essa farinha típica deles, deixando a massa mais "durinha"), mujica (caldo de peixe com farinha) e quinhapira (caldo de pirarucu apimentado)
Também
existem frutas bem típicas daqui, como a fruta-pão, o araçá, o tucumã, o
abacaxi, o açaí, najá, maracujá (o maracujá daqui é plantado na roça, e ele
possui um gosto mais adocicado), jambo, ingá, etc.
O beiju.
Belo trabalho!!!
ResponderExcluirMuito obrigada!!
ResponderExcluir