sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Minha vida em SGC - AM : As maravilhas do município

Oi pessoal! Tudo bem?
Nesse post mostrarei a vocês os lugares e as paisagens mais belas de São Gabriel da Cachoeira!


1- A BELA ADORMECIDA:


Foto tirada por mim nos primeiros dias da minha chegada!

"É o monumento natural da cidade, como uma pintura, o complexo rochoso na perspectiva de quem o observa da cidade dorme com as mãos sobre o colo. Na mitologia tradicional, durante o período em que o mundo estava em transformação, um ser sagrado andarilho chamado Basebó ensinava todos os povos a plantar e trabalhar. Conhecedor da sabedoria de Basebó, e sabendo que o mesmo passaria próximo de sua morada, o índio Wariró pediu que suas duas filhas esperassem a sua passagem e o seduzissem até sua maloca, lugar onde havia escassez de alimento e as frutas do mato tinham pouco sabor. 

Vendo a beleza das índias Basebó as seguiu, chegando à maloca, viu a situação dos Wariroá e os ensinou o cultivo da roça e como fazer vários alimentos a partir da mandioca. Feliz com a fartura de alimentos, Wariró propôs a Basebó suas duas filhas em casamento, a oferta foi aceita e Basebó ficou morando ali o resto de sua vida.

A explicação da presença das montanhas no local, segundo a mitologia Desana – pronuncia-se dessana – carrega uma sintonia com o olhar admirado do turista contemporâneo, segundo um pajé da etnia, Feliciano Lana, a Serra de Curicuriari é o retrato de uma das filhas de Wariró. Uma origem essencialmente indígena, embora o nome popularizado faça uma referência ao conto de fadas globalizado." (Disponível em: http://www.overmundo.com.br/guia/a-bela-adormecida ).

Curiosidade: há pouco tempo atrás, a Bela Adormecida foi considerada uma das maravilhas municipais, e eu pude ter a honra de participar da votação para que isso se consumasse! 



2- A CACHOEIRA DA BELA ADORMECIDA



A Cachoeira da Bela: uma das mais lindas maravilhas!

Infelizmente não pude ir à viagem, mas minha mãe foi como minha representante. A Bela Adormecida, que é formada pela junção de várias montanhas, possui cachoeiras belíssimas. Para se chegar lá, é necessário fazer uma viagem de voadeira por cerca de duas horas. A partir desse mês de Outubro, empresas de turismo estarão disponibilizando o passeio para os interessados.
E arrisco dizer que a cachoeira da Bela Adormecida tem algumas das minhas paisagens favoritas de São Gabriel da Cachoeira!



3- O MORRO DA BOA ESPERANÇA


Minha foto no topo do morro, onde podemos avistar o Rio Negro.

O morro fica a dez minutos do centro da Cidade de São Gabriel, possui trilhas construídas por Padres Salesianos que permite o turista a chegar ao topo, onde, lá do alto, pode-se vislumbrara as belíssimas paisagens da cidade e o Rio Negro ao fundo.

As capelas.

Durante a trilha, encontramos pequenas capelas que representam as 14 estações da Via Sacra. Nesse trajeto são realizadas algumas procissões que estão no calendário litúrgico da Igreja Católica.




4- O PICO DA NEBLINA




"O Pico da Neblina, localizado no norte do Estado do Amazonas, na serra do Imeri, é o ponto mais alto do Brasil com 2995,30 metros de altitude. O nome do pico origina-se do fato de que o topo da montanha fica encoberto pela neblina a maior parte do tempo. Por sua vez, o pico dá nome ao Parque Nacional do Pico da Neblina, onde está situado. Localiza-se no município de Santa Isabel do Rio Negro, mas a zona urbana mais próxima é a de São Gabriel da Cachoeira. " (Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_da_Neblina ).



5- A PRAIA


Meu irmão modelo mostrando a grandeza e a beleza desse lugar!

A praia (que não é bem uma praia, mas é comumente chamada assim) é um lugar muito aconchegante. Já na orla, alguns quiosques podem ser utilizados para aproveitar o pôr-do-sol. Nas épocas mais quentes do ano, é comum que as águas do Rio Negro sequem, o que revela um vasto caminho de areia que pode ser percorrido. 



6- A PEDRA


Vista do topo da pedra.

A pedra fica perto de um pequeno porto, e para chegar ao topo basta subir um caminho já marcado no local. É lindo passar o resto da tarde lá, pois dizem que o pôr-do-sol fica bem visível do topo. (Nesse dia, tentamos ver o pôr-do-sol, mas não conseguimos). 

O porto.

Existem diversas lendas e mitos contados sobre o local, que fica à frente do Rio Negro. Ainda estou em pesquisas, mas em breve trarei alguns desses para o blog.



E então, qual foi sua "maravilha" favorita? Um beijo, e até a próxima postagem!











Nenhum comentário

Postar um comentário

© (Amar)iana
Maira Gall